sexta-feira, 10 de julho de 2009

As aparências enganam


Meu ex companheiro Domênico, pai do meu filho, adorava ditados, os famosos ditos populares. Ele dizia com razão que eles traduzem toda a sabedoria de uma sociedade ao longo dos séculos, e que portanto acertam sempre.

Ele ia mais longe, ele tinha um caderninho de ditados. Então eu apresentei a ele o livro de Provérbios, da bíblia, e ele adorou, copiou vários.

Eu gostava de pegar aquele caderno para ler, são realmente muito interessantes os ditados populares. Estou falando nisso porque me veio à mente um ditado que geralmente não é bem vindo, não no momento em que os fatos estão ocorrendo. Falo do famoso "há males que vêm para bem".

Eu poderia contar inúmeras situações em minha vida em que constatei a veracidade desse ditado, foram tantas, mas tantas, que prefiro não contar nenhuma, e deixar que você lembre as suas. Porque eu tenho certeza de que você já passou por algo assim.

Algo como um lamentável acidente ou incidente, uma separação, um desemprego, uma perda, um atraso a um compromisso, uma briga, enfim...eventos terríveis no momento em que aconteceram, mas que passado algum tempo, se mostraram como poderosas soluções, excelentes brechas de oportunidades, fabulosos livramentos divinos.

Fabulosos livramentos divinos...

Uma boa releitura das contrariedades sempre ajuda. Precisamos ser protagonistas e não expectadores da nossa história. Resmungar menos e tentar conpreender mais o porquê do que nos acontece. As vezes é uma drástica intervenção divina para reorientar nossos rumos, algo que, por nós mesmos, naquele momento, não conseguiríamos realizar. Sejamos gratos.

Noutras, é um recado. Então é bom tentar interpretar esses recados divinos por trás das confusões, e aprender a lição que está sendo passada, porque senão sabe o que pode acontecer?

Aquele fato desagradável pode ocorrer de novo, e de novo, e de novo...até que aprendamos.

Afinal, água mole em pedra dura tanto bate até que fura.