terça-feira, 18 de novembro de 2008

O belchior

 Você sabe o que é um belchior? É o dono de um bricabraque. Não ajudei muito, não é? Bricabraque é uma lojinha de coisas usadas, móveis e badulaques, um antiquário, para sermos elegantes. E belchior é o dono de um estabelecimento desse tipo.

Você já imaginava o cantor, não é mesmo? aquele de voz anasalada? que cantava umas músicas de letras compridas? que pareciam não caber na melodia? que sumiu?

Não, calma, volte. Não vou passar a falar de coisas que desapareceram, chega de saudosismos.

Por falar nisso, a latinha de fermento em pó Royal mudou de formato. Agora tem cinturinha. Todas as embalagens agora tem cinturinha, creio que esses desenhistas de embalagens nos tomam por um bando de preguiçosos, inúteis, incapazes de fazer bom uso dos nossos dedos, mas isso claro é reclamação de quem nasceu antes de 1980.

Por que será que as pessoas de mais idade relutam ante as coisas novas? Pode ser o medo de perder o chão, minha analista diria zona de conforto. Não fiquei assim, com o novo desenho de minha igrejinha?

Quando coloquei nas mãos de minha mãe o primeiro controle remoto, ela pegou aquilo toda ressabiada – quer dizer que eu não posso mais ligar o botão da tevê?! Pode, mãe, mas assim é bem mais fácil, você vai gostar. Claro que ela gostou.

Meu amigo e quase noivo Aristides Theodoro não quer nem ouvir falar em computador. De tanto eu insistir, ele acabou se matriculando num curso. Ele é inteligente, aprendeu rapidinho. Mas voltou para a máquina de escrever. E ri da cara da gente quando ouve falar em google.

- Aquilo só traz besteira, menina...

Claro. Para quem tem um acervo de 7000 livros – lidos, uma ferramenta de busca é mesmo coisa de trouxas, ele pode rir de mim o quanto quiser. Foi ele quem me disse que mais vale um prazer do que dois tostões é frase de Somerset Maugham. No original, dois cêntimos.

Mas onde estava eu mesmo?

Ah, no bricabraque.

É que eu passei ontem pela principal rua do bairro do Ipiranga, onde existia há meio século uma lojinha de sapatos com esse nome: Bricabraque – calçados finos para toda a família. Fechou.

No lugar há um salãozinho de beleza. Ambos os sexos. Fazemos todo tipo de química e escova progressiva. É o povo se alisando, ocultando suas raízes, literalmente.

Novos tempos.