sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Farinha protegida


Você conhece a Bunge?

Pronto, lá vai a Bete de novo pagar pau, dessa vez para uma poderosa multinacional, era só o que faltava...

Mas você não respondeu a minha pergunta: você já ouviu falar da Bunge?

Digamos que a Bunge e eu estamos no mesmo ramo de negócios. É uma empresa do setor alimentício, e suas marcas mais conhecidas do público são as farinhas, óleos, as margarinas e as maioneses, que você com certeza já deve ter consumido.

Se tivéssemos uma imensa régua, uma régua quilométrica, poderíamos dizer que a Bete está numa ponta e a Bunge na outra, ambas lidamos com farinha e azeite, como vocês já estão cansados de saber.

Ninguém se mete a besta com a Bunge.

Se um produtor de óleo resolver lançar uma nova marca no mercado, ele não vai ser maluco de utilizar para nome comercial uma das marcas da Bunge.

E é aí que caem todas as distâncias entre a Bunge e a Bete.

Já cansei de contar para vocês quem é o patrono deste blogue: Elias. Já contei aqui muitas experiências que mostram que minha vida está sempre no limite entre o natural e o sobrenatural. Que vivo pela fé. Mas todos vocês, meus amiguinhos e amiguinhas, inteligentes e sensíveis como são, sabem que essa historinha de Elias é uma parábola, um jeito de brincar sobre as dificuldades da vida.

O fato de eu me apresentar aqui como uma viúva à espera de Elias, não significa que eu fique olhando para o céu, a espera de um milagre, nem que eu transfira minhas responsabilidades a algum ser superior.

Meu relógio me chama bem cedinho pelas manhãs. E eu trabalho muito. Além disso pesquiso muito, me informo muito. E possuo diploma universitário tirado num tempo em que diploma universitário era diploma universitário, além de vários cursos de extensão. Conheço meus direitos e conheço Leis.

Viúva? Sim. Carente de recursos? Sim. Mas descolada e à frente do meu tempo. Não é não meninas?

Minha farinha e meu azeite estão muito bem administrados, inclusive com registro de nascimento e certidão de batismo.

Quando contei isso a Elias, ele abaixou os olhos e disse: Lamentável mundo novo! Mas concordou comigo. E ainda tascou uma profecia: eis que sua farinha e seu azeite não se roubararão.

Elias está de olho. E eu também.