terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Vem brigar comigo

 - “É sua opinião e eu respeito...” Você já não recebeu uma frase assim de alguém, aparentemente educada, mas carregada de crítica? Não parece que a pessoa quer dizer: sou superior o suficiente para não me envolver nessa questão pequena, não concordo com você, nunca irei concordar, sou seu amigo apenas até o ponto que me interessa?

Não parece que se está a dizer: não quero lhe conhecer, não me interessam seus motivos, prefiro ficar superior a você – respeito sua opinião, até porque estou acima dela?

É um respeito carregado de censura velada mais um quê de superioridade.

A frases educadas como essa, eu preferiria uma boa briga, uma boa discussão, um bom bate boca, mas que lavasse a alma, e desse a ambos a possibilidade de explicar melhor suas convicções, crescendo os dois lados. Não imagino uma amizade, uma amizade de fato, tendo por base respostas desse tipo: “é sua opinião, e eu respeito”.Respostas limitantes, fechadoras de questão, educados calabocas. Essa frase dá a impressão de que se está a dizer: não vale a pena discutir com você, não me vejo perdendo tempo expondo a você meus pontos de vista e ouvindo os seus, não tenho interesse em sua amizade como um todo...

E tem o outro lado também, ah tem...e se os nossos argumentos forem realmente bons? E se faltar à pessoa o bom argumento? Melhor nem ouvir, não é mesmo? E se a nossa opinião vier tirá-la da zona confortável que ela escolheu para acomodar o travesseiro da fragilidade de suas convicções?...

Então as pessoas saem com essa resposta aparentemente educada: é a sua opinião e eu respeito. Respeita o ca...., têm é medo de enfrentar uma idéia diferente das suas, têm é medo de confrontar suas opiniões, de discuti-las, de crescê-las, de agregá-las a outras.

Têm é medo de colocar as mãos na massa de uma boa discussão e se verem perdidas, não sabem discutir sem o pastor, o professor, ou o google por perto. Vão se catar isso sim, é favor que fazem não discutindo comigo, detesto argumentar com gente tonta.