quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A liseuse



Você sabe o que é uma liseuse? Se você for mulher e não souber, fique tranqüila. Se for homem, preocupe-se menos ainda. É uma informação inútil, provavelmente você jamais irá precisar, mas mesmo assim vamos a ela: era uma peça de vestuário, tipo um mini chale, que mulheres finas e recatadas usavam por sobre a camisola. Isso quando precisavam receber visitas se estivessem acamadas. Não é elegante demais?

Junto com esse, possuo um vasto cabedal de conhecimentos, todos dizendo respeito à postura de mulheres recatadas. Fui educada também pela minha titia Amélia, a última das damas recatadas que conheci. Morreu casta, coitadinha.

Pois eu tive a minha liseuse, e não via a hora de ficar doente para usá-la. E a hora chegou quando fui operada das amídalas, é, isso também me aconteceu. Fiquei na caminha toda orgulhosa, com minha liseuse de crochê amarelinha, isso para gozação das primas que me achavam uma boba, mas bobas eram elas, que não eram queridinhas da titia Amélia.

Mas hoje eu não chamei vocês aqui para falar da minha liseuse, se bem que já falei. Nem para falar dos predicados da tia Amélia, se bem que ela dava um post daqueles. Fico devendo. Ela partiu para a glória há três anos, exatamente no dia, hora e minuto da entrada da primavera. Claro, uma flor.

Chamei vocês aqui para dizer que titia Amélia me educou para um mundo que não existe mais, e isso já desde boa parte do século passado. Poderia ficar aqui um tempo enorme falando do que ela me ensinou, mas é inútil – nada daquilo serve para mais nada, acreditem.

Para vocês entenderem do que estou falando, vou contar um ensinamento só: titia sempre me levava com ela às compras, que naquele tempo se fazia no centro de São Paulo. E junto com observações sobre como caminhar com elegância, falar corretamente e baixo, sentar com discrição e outras coisas mais, ao andarmos nas ruas ela dizia:

- Se você estiver andando numa calçada, e sem querer o seu olhar coincidir com o olhar de um cavalheiro, você deve imediatamente abaixar o seu olhar. Mulheres de bem não fitam homens nos olhos quando andam na rua. E ela chamava homens de cavalheiros, vejam vocês.

E não é que eu incorporei esse hábito, que para mim é tão natural como piscar?

Então vocês já entenderam qual a reclamação de hoje, não entenderam? Preciso me destiamelizar!

Titia Amélia que está nos céus, rogai por mim para que eu deixe de ser assim.

Porque os moços bonitos estão por aí, titia Amélia, pelas calçadas. E eles não dão a mínima para moças que andam, falam e sentam com elegância, essa bobajada fora de moda. Noto até que aquelas que fazem tudo isso ao contrário são as mais populares. E para aquela que abaixa os olhos titia
, a fila anda.