segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A chuva da fé ou a saladeira ou o moço bonito

Chovia a cântaros, e aquele templo da igreja universal me pareceu ótimo para esperar a chuva passar.

Tenho um respeito por templos que é ancestral, veio a mim através de avós, tias, mãe, enfim, vem de longe. Já visitei templos de diversas religiões, e a minha postura é sempre me comportar de forma adequada, isso significa fazer o que todos fazem dentro do possível, e nada de zombarias. Meio difícil às vezes, principalmente nas neo- pentecostais, mas resolvi me compenetrar, e fazer o que fazia a maioria dos presentes.

E a maioria estava justamente se concentrando nas cadeiras da frente, porque parecia que um cultinho ia começar. Digo cultinho porque era um povinho, umas poucas senhorinhas velhotas, uns três ou quatro homens.

O pastor ou sei lá o nome do cargo que ocupava um rapazinho engravatado aparentando ser muito inexperiente, nos chamava a ir lá para a frente tropeçando muito na língua pátria. Mas falar bonito não é predicado em questões de fé, então vamos ver o que esse mocinho tem a dizer pensei, me acomodando nas cadeiras indicadas.

Na verdade ele não disse, ele foi distribuindo uns papeizinhos, e pediu que lá anotássemos os nossos problemas. A princípio achei o papel pequeno para os meus problemas, mas reavaliei a situação e vi que meu problema naquele momento era um só, e escrevi: chuva.

Pediu que todos levássemos os papéis no altar, que era uma mesa dessas plásticas de churrasco, coberta com uma toalha rendada. Por sobre a mesa, havia uma tigela transparente, que nós lá em casa usamos para fazer salada. Cheia de água. E foi falando de uma passagem bíblica onde Deus nos prometia que os nossos problemas seriam jogados no fundo do mar. Na verdade a palavra certa seria “pecados”, mas quem disse que pecado não é um problema? É tudo uma questão de interpretação, pensei. Vamos ver o que acontece.

Cheio de fé, o mocinho pediu que colocássemos lá os papeizinhos, já crendo que a resposta estava a caminho. Depois a pedido dele ficamos ali, em roda. Ele estendeu as mãos sobre a saladeira que simbolizava o mar, numa contundente oração, e eu fiquei lembrando que quando brincava de mágica com meu irmão, também estendia as mãos sobre a mágica a ser feita de forma semelhante. Só que a gente falava alakazan.

Acabada a oração, ele mandou que cada um desse o testemunho sobre a graça recebida.

Rápido assim? Ai Jesus, com essa eu não contava.

Uma velhinha passou a falar que tinha entrado ali com uma dor no ombro, e que pá pá pá... Outra velhota narrou uma dor curada ou na cabeça ou nos rins, não me lembro, e assim foram todos, e eu já me preocupava porque ia chegando a minha vez. Todos estavam com seus problemas resolvidos, eu tinha que ser rápida, falaria o quê? Quando a última pessoa falou, todos olharam para mim. Foi então que olhei para fora, e vi que a chuva tinha cessado.

- Olha, irmão (eles gostam de ser chamados assim não é mesmo?), quando eu entrei aqui, estava com uma grande preocupação, mas ela já passou completamente.

- Amém! Aleluia! aquela coisa toda.

Devidamente aleluiada, tratei de sair dali rapidinho.

Acho que utilizei mal aquele instante abençoado. Deveria ter deixado a chuva chover, e jogado a minha solidão no fundo da saladeira, digo, do mar. De repente um certo moço bonito talvez passasse a me olhar com outros olhos, o que cá pra nós seria mais do que milagre, seria um milagre e uma mágica, os dois juntos.

Se desse certo, o bispo me teria entre suas mais fiéis seguidoras.