domingo, 31 de agosto de 2008

Eu não me emociono com o hino nacional

 O Brasil é lindo? Não sei, não conheço. O Brasil que vejo da janelinha do ônibus seguido do metrô que tomo todos os dias, ida e volta, é um horror: feio, cinza, sujo e triste. A praia de Copacabana com sua magnífica orla em formato de C? O Cristo Redentor, braços abertos, cansado de esperar por mim? Os índios da Amazônia, dançando tu-tu-tu, pintadinhos e enfeitadinhos para a globo filmar? Não, não conheço não, nunca vi, só na telinha da globo mesmo. O meu dinheiro não dá nem para chegar ao aeroporto, quanto mais a esse tal de Brasil aí.

O povo brasileiro é maravilhoso? Sei não...tenho levado cotoveladas nada maravilhosas desferidas a mim por brasileiros mal humorados e mal educados, todas os dias, nos metrôs da vida. E tenho sido vítima também, de uma nova brincadeira, ou melhor, um ato de sadismo praticado por motoristas brasileiros de várias idades e classes sociais, que é o de jogar o carro deliberadamente em cima do pedestre, mesmo quando estão a longas distâncias de nós, só para nos assustar, nos humilhar talvez, porque nesta pátria, pedestre é cidadão de segunda categoria.

O hino nacional brasileiro é lindo? Para ô! A música do nó suíno é muito parecida com a Marselhesa para o meu gosto, essa sim uma música de rara beleza. Não é preciso nem conhecer música para se chegar a essa conclusão. Ouça uma, depois ouça outra, você verá que o tum tum turum turum do nosso virundum é cópia mal feita, barata, vulgar, macaqueação, do belíssimo hino francês. E não vou nem perder tempo em falar da letra que ninguém entende, pergunte para o primeiro brasileiro que encontrar pela frente quem ouviu o quê e onde...

Ah, mas a bandeira brasileira é linda...O quê? Tem certeza? Eu posso estar errada, mas sempre achei que verde não combina de forma alguma com amarelo, só fica bem mesmo em passarinho, e um losango amarelo em fundo verde é coisa ginasial demais não é não? e ginasial dos tempos de antanho, que fique claro, porque se mandarmos hoje um garotinho ou garotinha de oito anos desenhar uma nova bandeira, eles o farão bem melhor, e no computador! E falando em bandeira, nosso povo só lembra dela em época de copa do mundo, e falando em copa do mundo...deixa pra lá, eu nem vou perder tempo falando da nossa seleção de riquinhos comandada pelo técnico Dengoso...

E já que o povo ama tanto a bandeira, experimente perguntar a qualquer brasileiro amante da bandeira se ele conhece o Hino à Bandeira, essa sim uma bela canção, com letra de ninguém menos que Olavo Bilac?...

Bom, vocês já repararam que hoje estou com a macaca, não repararam? Então vamos lá, traga mais um ícone nacional pra mim.

Com o mau humor que estou hoje, eu quebro nos dentes.