segunda-feira, 13 de abril de 2009

Receita de nhoque

 A situação da despensa aqui em casa é a seguinte: zero de azeite, zero de farinha. Gastei o finalzinho que tinha nos nhoques que fiz no sábado, você sabe fazer nhoques? É fácil, para seis batatas bem cozidas amassadas, um copo americano de farinha. Uma colher de sopa de manteiga. Sal. Eu coloco um fio de azeite, fica cheiroso.

E coloque a mão na massa. Existe batata mais seca e batata mais aguada, voce precisa sentir isso com a mão, para saber se deve colocar mais farinha. Quando a batata é aguada a massa fica grudenta, coloque mais farinha.

Numa superfície enfarinhada você vai montando os rolinhos de massa e cortando os travesseirinhos, não tenho paciência para maquininha de fazer nhoque não, é uma coisa a mais para lavar, prefiro lavar as mãos.

Para cada seis travesseirinhos que faço eu como um.

Aí voce os joga numa panela com agua fervente. Eu uso a mesma agua em que cozinhei as batatas, eu cozinho as batatas descascadas para economia de tempo e gás. Quando os travesseirinho sobem estão prontos, tire rapidamente com a escumadeira. Vá colocando num escorredor de macarrão.

Para cada seis travesserinhos que tiro da panela eu como um, eu tenho o péssimo hábito de comer enquanto cozinho.

Depois de cozidos eu os lavo rapidamente na torneira mesmo, isso é para separar os que estiverem grudados.

Aí é só colocar numa travessa e jogar por cima o molho de sua preferência e polvilhar com queijo ralado que deve ser de boa qualidade para não comprometer o processo todo. Dá para duas pessoa com fome ou três comportadas.

Agora atenção: quer me irritar é vir com comentários do tipo "eu sou uma negação na cozinha rsrs...", já foi o tempo em que era considerado originalzinho e engraçadinho não saber cozinhar, se liga, creio que todos devem saber minimamente se defender frente às panelas, isso é básico.

Enfarinhe-se. Depois venha me contar como foi.