segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Asterix ou a arrumação do quarto

 Não existe nada mais aceso
que dois vaga-lumes
namorando
pertinho da fogueira


(Almir Correia, Poemas Malandrinhos)

Essa sou eu arrumando os antigos livros escolares do meu filho. Em minha nova condição de vagabunda tenho tempo de sobra para fazer absolutamente nada.

Para calcular, por exemplo. Todo esse dinheiro que gastei com livros para o menino hoje me daria um carro zerinho na garagem. Posso estar exagerando, mas passa perto.

Desisto da arrumação, é livro demais, cultura inútil demais.

“A prosódia trata da correta acentuação e entonação dos fonemas”.

Não tenho nada para fazer...

O Rubinho me presenteou com uma frase ótima, ele me mandou virar escritora. Divirto-me pra caramba com esses trocadilhos que as pessoas usam e não percebem. Deus fala pelos lábios do povo, a verdade nunca fica oculta, Jesus já dizia isso. O Rubinho sem querer falou a grande verdade, para ser escritora eu precisaria virar escritora.

Olha esta bíblia que dei para o menino no dia da sua confirmação, intacta. Já sei, vou ler esta bíblia, pela primeira vez com consciência, entendendo tudo, será a revelação do século.

Desisto no terceiro capítulo, não tem mais graça, tem um moço aí pela net recontando essa história, desvelando tudo, essas pessoas que encontram grandes verdades só fazem bem a elas mesmas. A gente fica é morrendo de vergonha, fora a inveja, puxa então era isso, tão fácil assim e eu não via...

Aí perde a graça...

Achei! Minhas revistinhas do Asterix!

O Asterix com sua turma no navio, vem chegando os inimigos para pegar o navio, sabem o que o Asterix faz? Afunda o navio. Estão vendo?! E ele é um guerreiro, toma poção mágica e tudo.

Olha essa do Ziraldo:

Então o papai, marinheiro de primeira viagem, chegou no escritório e disse:

- Nasceu meu filho! É homem! É a minha cara!

E o colega:

- Não fica triste não, rapaz. Não se preocupe. Tendo saúde é o que conta.

É por isso que eu sempre gostei de livros de gramática, trazem tirinhas, a gente não precisa ler livros inteiros para se distrair, agora vocês estão vendo de onde vem minha cultura.

E chega de arrumação.