segunda-feira, 5 de maio de 2008

Dize-me com quem andas e eu te direi quem és!

 Bete, será que eles vão ganhar? Era meu filho adolescente, de coração apertado, sua última frase antes de ir dormir, preocupado com a final da copa do mundo na madrugada seguinte. Eu, claro, dei uma de mãe otimista: Claro, filhinho, a copa está no papo. Mas fui dormir pensando que a frase correta seria aquela clássica das mesas redondas de futebol televisivas: isso depende, futebol é uma caixinha de surpresas...

Felizmente minha profecia se cumpriu, creio que foi uma das poucas frases otimistas minhas que deu certo.

Gostaria de ter um bom estoque de frases. Podiam ser frases proféticas, sábias, ou mesmo elegantes, já que não tenho dinheiro. Pais e mães devem ter em estoque ou um ou outro.

Que bacana se eu me chamasse Bete S.Lewes! Bete, o que você acha de ....páááá! frase sábia. Bete, dê sua opinião sobre: pááááá, lá vai outra! Bete Quintana também servia. Aí eu diria pra esses babacas que andam atravessando meu caminho: vocês, seus bestas, passarão, eu, passarinho. Demais!

Até Bete Leminski era bacana. Seria chique demais dar uma chegada lá no blog elegante da Alice e deixar lá:

Ali bem ali dentro da alice só alice com alice ali se parece!

Para o Lou e a Dedé eu seria Bete Arantes: Amanhã aí em Sorocaba será um lindo dia, da mais louca alegria que vocês possam imaginar. Uau!

Para a elegante Cecília eu seria Bete Drummond: Cecília, não deu pra eu ir almoçar com você ontem, porque tinha uma pedra no meio do caminho, imagine, no meio do caminho tinha uma pedra!

Para a Lu de Brasília, intimista, eu poderia ser Bete Alves, e diria com voz bem empostada: A alma é uma paisagem, as paisagens da alma não podem ser comunicadas. Geeeeeeeente, que demais!

E todas as manhãs quando minha boa amiga Danila, lá de São José do Rio Preto, me pergunta como passei a noite, eu seria Bete Baleiro: Ah, Danila, eu tava só, sozinha, mais solitária que um paulistano...Mas hoje eu acordei com uma vontade danada de te desejar bom dia...

Mas para o meu amado filhote, eu seria Bete Gil, e diria: Se oriente, rapaz, pela constelação do cruzeiro do sul. Se oriente, rapaz, pela constatação de que a aranha vive do que tece. Vê se não se esquece! E finalizaria com a máxima da elegância: Determine, rapaz, onde vai ser teu curso de pós graduação!

Mas a nossa realidade é bem outra. Bete, você acha que eu devo deixar esse emprego para voltar a estudar? Claro filhinho, com o que tenho economizado você pode largar esse emprego e ir para Harvard. Adoro ver filme americano, lá a briga entre pais e filhos é porque o pai quer uma universidade, veja bem, eu disse universidade! e o filho quer outra.

Bete, eu quero ir pra Ohio. Nada disso, já está decidido, você vai pra Michigan! E não se fala mais nisso! Hahahahahahahahaha eu não tenho dinheiro nem pra mandar meu filho pra Faculdade Ali da Esquina!

A minha coleção de frases é: Vamos ver, é...quem sabe..., seria bom...., quem sabe no ano que vem..., é, talvez no décimo terceiro salário a gente..., ou a melhor de todas, a clássica frase dos fracassados como diz o Lou da Gruta: amanhã é outro dia hahahahahahaha. Essa é mesmo ótima! Já perdi a conta de quantas vezes falei essa para o meu filho.

Então é isso. Com o pouco de farinha e o restinho de azeite que eu tinha, foi esse o pão que deu pra preparar, e não é que saiu bom? Você quer? E lembre-se: se um dia perderes o sol, não chores, pois as lágrimas te impedirão de olhar as estrelas...