segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O feitiço do tempo

 O feitiço do tempo é um filme que toda pessoa estressada com sua rotina deveria assistir. Conta a história de um jornalista encarregado da previsão do tempo que detestava seu trabalho. Então o tempo pára, (impossível não acentuar) e ele se vê repetindo dia após dia as mesmas cenas de sua enervante rotina até que...bem, assista.

Trabalhei por quase duas décadas na gerência de agências bancárias, lidando com clientes mal humorados, irritados, irritantes, estressados, mal educados de todo tipo, em sua grande maioria. Odiava meu trabalho. Mas talvez por isso mesmo não conseguia me libertar.

A sensação é que se fica preso num hiato de tempo, como no filme, e que é preciso descobrir qual a chave que abre as portas da prisão, sob risco de se ficar para sempre lá.

Algo assim como: você irá ficar aí até aprender qual a lição a ser aprendida. Até superar, mais, até transcender.

Quanto mais odiamos situações que nos chegam e não as analisamos, quanto mais evitamos o esforço para entender porque elas ocorrem, mais situações semelhantes teremos até que...até que aprendamos. Ou não.

Há pessoas que não aprendem jamais.

Conheça-se, é a chave. Analise todas as situações de sua vida dentro e fora dos contextos. Em estatística há um fenômeno chamado moda. Todo evento que se repete com frequência deve ser mapeado, analisado, comparado. Estude sua vida, administre-a. Tome as suas chaves na sua mão.

Não fique à mercê do acaso. Não fique à mercê do tempo. Pode demorar, pode nem vir.

Eu me libertei daquela rotina estressante, um dia ainda conto como foi essa história.