quinta-feira, 27 de março de 2008

Senhor, tem pena de mim



"De joelhos louvemos nosso Deus
De joelhos louvemos nosso Deus
Se de joelhos estou
Contemplando o nascer do sol
Senhor, tem pena de mim."



Estes são versos de uma canção norte americana, conhecida em seu estilo como "spiritual". Os negros escravos norte-americanos nos deixaram como legado canções belíssimas, não só em músicas como também em letras.



Devido à sua triste condição de cativos, eles nada podiam aspirar desta vida aqui. Então suas canções sempre visavam ao céu, sendo comuns versos do tipo: meu lar é além do Jordão, quando eu atravessar o Mar da Galiléia, estou subindo ao céu numa doce carruagem, sempre assim. Suas letras eram centradas numa vida além desta, pois que não havia para eles a mínima possibilidade de consolo na situação amarga em que viviam.



Essa canção aí postada, "De joelhos", suplicando a Deus que tenha pena de mim, me dá o ingrediente do pão que hoje quero amassar. Pedir a Deus que se apiede de nós, é uma prece desnecessária, porque Deus "É" tão somente amor e misericórdia. Deus caminha conosco, sofre conosco, sente dores conosco, ele sempre sente pelos seus filhos única e tão somente amor. Orar assim seria o mesmo que pedir: Deus, eu lhe peço que seja Deus.



Mas no entanto, e inexplicavelmente, nós sentimos uma necessidade medrosa, quase infantil, de agradar ao Divino, e traduzimos esse sentimento em orações carregadas de temor. Talvez tenhamos dentro de nós, n'algum traço genético que eu não saberia explicar, uma necessidade ancestral de agradar à divindade, como se fazia antigamente aos deuses de então. Aqueles deuses que precisavam ser agradados, mimados, presenteados, muitas vezes até com sacrifício humano, para liberarem sua benevolência, que se traduzia, naqueles tempos por chuva, boa colheita, sucesso nas batalhas, deuses que precisavam ser convencidos a colaborar.



Sinto que continuamos ainda hoje fazendo de Deus um deus caprichoso, que precisa ser constantemente lembrado de nossas necessidades. Um deus que precisa ser agradado com frases soberbas - Amantíssimo Deus, Pai de Misericórdia, Senhor Todo Poderoso... Um deus que precisamos convencer, com nossa insistência, com preces repetidas, com nossos jejuns, com nossas correntes de oração, com todo tipo de devoções e fórmulas de louvor e adoração.



Sendo eu de tradição cristã reformada, já ouvi todo tipo de oração, muitas eloquentes, cheias de conteúdo, orações contundentes cheias de fé, com petições de todos os tipos. Mas a que mais me impactou, eu diria que me perturbou, foi a que ouvi quando ainda era bem pequena. Naqueles tempos era permitido pela prefeitura aos cidadãos velarem seus mortos em casa. Pois foi numa situação assim, em que se velava um rapazinho que tinha morrido por afogamento, que pude acompanhar, e com susto, a oração, antes o lamento do seu pai. Ele dizia, aos prantos: Ô Deus desgraçado, Deus maldito, que me levou o meu filho. E ficou nesse lamento o tempo todo do velório, com mais alguns outros palavrões que não quero escrever aqui. Todos dirigidos à pessoa de Deus.



Aquilo me perturbou, mas embora ainda pequena, eu senti que aquela era uma oração legítima. Não havia ali nenhum enfeite, nenhuma formatação, nenhuma frase do tipo eu me conformo com a tua santa e bendita vontade, nada, apenas e tão somente o lamento profundo de um pai inconformado. Mas eu hoje tenho certeza de que aquela oração, antes aquele lamento, chegou aos céus.



O caminho para Deus sempre passa pelos nossos infernos. Quando nos encontramos frente a frente com a noite escura da alma, produzimos emoções verdadeiras, palavras legítimas, que expressam sem enfeites o que nos vai no mais íntimo do ser. E isso cria com o Pai um canal imediato de relacionamento, pois que isento dos atalhos das frases de efeito.



Jesus veio para nos ensinar a chamar Deus de pai, papai, papaizinho, Abbá. Qual criança chegaria para seu pai dizendo: soberano e maravilhoso pai, eu te louvo e te adoro, e te peço um biscoito...Muito mais verdadeiro seria dizer: Deus, eu hoje estou muito triste, porque a muito tempo eu faço esta ou aquela prece, e não tenho obtido nem sombra de resposta.



Talvez nossa relação com Deus ainda passe pelo medo. Vou agradá-lo, sempre é bom, nunca se sabe... Fazendo isso, estamos agindo exatamente como os povos primitivos, que acreditavam em deuses com características humanas, que favoreciam estes ou aqueles arbitrariamente em detrimento daqueles outros. Um deus que era associado a males, pragas e fenômenos naturais de todo tipo. Mas Jesus veio para nos apresentar a um Pai, que faz cair a chuva sobre os bons e os maus, indistintamente.




Por isso termino com uma frase de C.G.Jung, que procuro praticar, tanto que a tenho colada no espelho do meu quarto, e apesar de concordar com o Abbá, de Jesus, ainda assim procuro praticá-la:



"A relação do homem com Deus provavelmente tem de passar por uma determinada alteração importante: em lugar do louvor propiciatório a um rei imprevisível, ou da oração da criança a um pai amoroso, viver de maneira responsável e cumprindo em nós a vontade divina, será a nossa forma de adoração e de intercâmbio com Deus."



Da oração postada no topo, à esta frase do rodapé, existe toda uma gama de relacionamentos possíveis com Deus, mas quanto mais perto você estiver desta última, mais amadurecida será sua fé.