sábado, 19 de abril de 2008

Você pode curar sua vida?

Dor nas costas, dor nas costas, dor nas costas. Sempre que você estiver aqui, lendo qualquer coisa que escrevo, saiba que está lendo um texto escrito por uma mulher que sofre de dor crônica.

Já me acostumei com ela, até. Em dias que está mais branda, dá para seguir sem remédios. Deixo para tomar quando a coisa aperta, até porque não quero ficar resistente à ação analgésica. O ortopedista me indicou: acupuntura, hidroginástica ou dança. Para os dois primeiros eu não teria dinheiro. Dançar até que gosto, colocar uma música para tocar em casa, e improvisar qualquer coisa. Mas tenho preguiça, e tem também o fato de que chego do trabalho sempre exausta, por conta de duas horas a bordo em um metrô, outro metrô, mais outro, uma caminhada e um ônibus, sendo que o ônibus eu preciso aguardar uns 30 minutos, e venho em pé na condução, muitas vezes. Esses três embarques em metrô é porque eu faço uma recuada para não embarcar na plataforma da estação Sé, tenho muito medo daquela plataforma lotada. Então eu volto duas estações, e então retorno.

Então minha dor só piora, porque são 4 horas por dia viajando em pé muitas vezes, em conduções lotadas, péssimas, as linhas de ônibus da minha região possuem carros que são verdadeiras sucatas ambulantes, barulhentas, desconfortáveis, mesmo viajar sentado é desconfortável.

Minha última analista, aquela que me levou toda minha pobre poupança, dizia que dor nas costas, dores na coluna de um modo geral, é uma doença comum
em pessoas que não se sentem apoiadas em Deus. O pior é que ela estava certa. A escritora americana Louise L.Hay dizia o mesmo.

A doutora dizia também, que a pessoa que sente falta de apoio em Deus, teve ou tem problemas com o pai. E então ela acertou novamente.

Não confio em Deus. Minha relação com Deus é assim: tomara que ele não me ache, que ele me esqueça, que ele me deixe bem quietinha aqui no meu canto. Vai que ele queira me ensinar alguma coisa, me dar alguma lição, aquelas coisas terríveis que nos acontecem, e alguém sempre fala assim: isso lhe aconteceu para o amadurecimento de sua fé... Não, não quero nada disso, não preciso apanhar da vida mais do que já apanhei.

Então eu me escondo de Deus como posso.

Minha religiosidade se encontrou na figura de Jesus Cristo. Cristo é a parte macia de Deus, como dizia Adélia Prado. Com Jesus eu não tenho problemas. De Deus, quero distância. Complicado não é mesmo? Mas a minha relação com Deus é assim.

Então para você entender melhor, devo explicar, e acho que isso será bom para mim, quem sabe eu não exorcize esses demônios todos.

Quando eu era criança, e meu pai pisava em casa todas as noites, eu me escondia o melhor que podia. Ia para algum cantinho atrás de algum armário, e pensava assim: quanto mais quietinha eu ficar, quanto menos eu me mexer, menos risco eu corro de meu pai me achar, e de ele me fazer alguma maldade.

Entenderam?

A doutora, sempre que eu começava a me queixar do meu passado, me interrompia com a mesma pergunta: Elisabete, isso está lhe acontecendo AGORA? O seu pai está lhe maltratando HOJE?

Ela me fez essa pergunta por mais de um ano, até que um dia eu concordei, aquilo era passado, e eu não ia resolver meu presente remexendo nele. Foi numa reunião de grupo, pois eu fazia sessões individuais e em grupo, e o esposo dela, que também participava, chegou a gritar comigo:

- Elizabeth! se por acaso entrar um malfeitor em sua casa esta noite, e começar a lhe agredir, com intenção de lhe matar, por acaso o seu pai não defenderia você até com a própria vida?

Sim, a minha resposta foi sim. Tenho certeza de que meu pai daria a vida para me defender, se fosse necessário, até porque ele é um homem muito valente.

Meu pai está com 85 anos, não bebe há uns 7, arrependeu-se de seus erros, me ajuda em muitas coisas, e é um homem bom. Não tenho mágoas dele hoje.

Mágoa maior acho que tenho de Deus. E de mim.