sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vira virou


Agora eu vou ensinar aqui uma brincadeira muito maluca. É preciso antes de mais nada uma boa dose de coragem. Também é preciso não ter problema cardíaco, confirmado ou suspeito.

Procure um espaço amplo onde não haja coisas em que se esbarrar, de preferência um local ao ar livre, um quintal gramado por exemplo. Eu já fiz na praia, e também numa quadra de esportes.

É basicamente brincar de girar. Crianças pequenas o fazem, e as mamães logo falam: - não faz isso menino, que faz mal.

Faz mal coisa nenhuma, mas há que se tomar um cuidado fundamental, caso contrário você pode realmente enjoar, e enjoar feio: é preciso olhar única e exclusivamente para um ponto fixo no alto, bem acima de você.

Então você abre os braços, olha fixamente para cima sem mover o olhar desse ponto, NÃO FECHE OS OLHOS, e faz do seu corpo um pião, gira, gira, gira, gira, gira...e se joga no chão.

O que vem a seguir é muito louco: você irá sentir o chão se movendo violentamente. Muito, muito, muito. Fique na mesma posição até tudo parar de rodar.

Na primeira vez que se faz, mesmo com o cuidado de olhar para cima dá um certo enjoo. Mas nas próximas você já não sente mais enjoo algum, e se sentirá hiper leve ao final.

Tenho certeza de que você achou coisa de doido. Mas quem me ensinou, uma professora de Yoga, afirma que além de deixar o corpo leve, é bom para arejar as idéias e melhorar o equilíbrio interior. Disse-me também que é coisa de certos místicos orientais chamados dervixes rodopiantes.

Eu fiz e gostei. Não é ruim não.