terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O wireless

- Filha, o que vem a ser um wireless?

Claro que vocês já sabem quem me fez essa pergunta. Elias o profeta das viúvas. Ele tem um excelente faro pra pão! É só colocar um pão no forno que ele aparece, e com ele as suas perguntas de profeta antenado com as coisas do nosso tempo. E com essa pergunta ele demonstrou que está querendo se antenar ainda mais.

Mas senti que o momento era sagrado, como se sagrados não fossem todos em que ele me visita. Mas senti que era um momento muito especial, por isso perguntei:

- Profeta, o que o senhor acha de tomarmos um vinho com o pão, ao invés de cafezinho?

Agora vocês irão rir, mas eu tenho sempre em casa uma garrafa fechada de um vinho chamado Canônico, que outro não é senão o vinho usado pelos padres do país inteiro na Eucaristia. Ele é vendido nas grandes livrarias católicas, e eu sempre o tenho também porque é uma ótima solução de presente, pois embora barato, encanta pela singularidade do rótulo. E o vinho é bom, é da melhor região vinícola do Sul. Anotem a dica de uma viúva pobre.

Elias concordou e já foi abrindo a garrafa, todo solícito. Coloquei o pão no centro da mesa.

- Senhor profeta, comecei, nos tempos primitivos, lá no seu tempo, qualquer pessoa podia falar com Deus?

- De forma alguma, respondeu ele. Deus falava somente pela boca dos seus profetas por Ele escolhidos, e na maioria das vezes, precedido de solenes rituais, e dentro do Santo dos Santos, onde só os profetas especialmente consagrados podiam entrar.

- Quando uma pessoa queria saber algo da parte de Deus, continuou ele, ela consultava os profetas. E mesmo assim, não era sempre que havia resposta, era só quando Deus queria.

- E como ficou essa situação após o Pentecoste, eu perguntei?

- Ah, filha, à partir de então o Espírito Santo do Senhor Deus, bendito seja o seu santo nome, é derramado sobre toda pessoa, grande ou pequena, que o invocar. Sem necessidade de rituais, sem necessidade de santuário, sem necessidade de intercessores, sem necessidade de reuniões solenes ou datas especiais, é uma conexão direta, plena e livre.

- Pois o senhor acaba de explicar o que é um wirelless, eu disse, e rapidamente mostrei a ele a facilidade de uma conexão sem fio, e não precisei explicar muito, Elias aprende rápido.

A mesa estava posta, e Elias sabia o que tinha de ser feito. Ele presidiu:

"Toda a glória seja a Ti, ó Pai Onipotente, Pai nosso celestial! Obedientes à instituição de teu amado Filho, nosso salvador Jesus Cristo, nós realizamos aqui, diante de tua divina majestade, o memorial que teu Filho nos mandou celebrar, tendo na lembrança sua bendita paixão e morte, sua poderosa ressurreição e ascensão, rendendo-te graças de todo o coração pelos inumeráveis benefícios com que elas nos agraciam. E humildemente nós te suplicamos, ó Pai, que nos ouças com teu Filho Jesus Cristo, conceda-nos o Espírito Santo e, por tua infinita bondade, consagres os dons de pão e vinho para que, recebendo-os segundo a instituição do teu Filho, nós sejamos participantes do teu abençoado corpo e sangue, para todo o sempre. Amém."

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, após haver ceado, tomou também o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim."

Feito isso ele serviu o pão e o vinho, que partilhamos em um silêncio carregado de emoção. Elias tornou a encher sua taça, a levantou e disse:

- Saúde! Em memória dEle!

Eu também ergui a minha:

- Em memória dEle! Tin-tin.

Elias me deu um forte e emocionado abraço, e preparou-se para partir. Chegando ao portão, como quem se lembrara de algo, voltou-se para mim e disse:

- Eis que sua conexão jamais acabarará!

Claro que vocês todos sabem que ele não estava falando só de internet.