domingo, 24 de agosto de 2008

Elias expresso

 Elias passou por aqui. Disse que estava a fim de uma rapidinha.

Ca-ca-ca-calma! Não é nada do que vocês estão pensando, ô povo malicioso!...

Acontece que Elias andou visitando outras viúvas, e voltou escolado.

- Filha, é verdade que vocês agora cozinham numa caixinha branca? O pobre nunca tinha ouvido falar em forno de microondas.

Na verdade eu estava mesmo pensando em ensinar algumas coisas para ele, só que andava meio sem jeito. Já faz algum tempo que estava tentando criar coragem para dizer que a gente não usa mais azeite para fazer pão. Mas como eu esbarrei num probleminha, que foi o de não saber explicar o que é margarina – porquê eu mesma não sei o que é isso – desisti de seguir adiante. Dizem que realmente é bom mesmo não saber o que é margarina.

- Sim, seu Elias, a gente coloca a o alimento aqui, aperta essas teclinhas aqui, e tudo fica pronto num instante. Ele me olhava maravilhado. Tive que provar, então preparei para ele uma refeição ligeira.

Elias adorou.

- Quer dizer então, filha, que todos os alimentos agora vocês cozinham aqui, nessa caixinha?

- Bom, seu profeta, veja bem: cozinhar, cozinhar, a gente não cozinha não. Essa caixinha branca a gente usa para esquentar um leitinho com café, derreter um queijinho para colocar no pão, aquecer um prato de comida, coisas rápidas assim.

- Admirável mundo novo! bradou o profeta.

De tão admirado que ficou, Elias me tascou uma profecia:

- Eis que o leitinho com café, o queijinho e o prato de comida do seu microondas não acabararão. Falou assim mesmo, não acabararão.

Após limpar com pão o restinho do prato, Elias se levantou, ajeitou as pregas de sua túnica (ainda não tive coragem de explicar pra ele o que é um jens) e se despediu. Disse que tinha muitas viúvas a visitar.

Quando ele voltar talvez eu conte para ele o que é pão Wickbold.


 À Neli Araújo